A ordem é para que toda a comunidade da UnB, convidada a participar dessa campanha de natal, contribua para o sucesso da iniciativa. O objetivo da campanha, além de despertar consciência ambiental na redução da produção excessiva de resíduos sólidos, principalmente o papel, resíduo mais produzido pela comunidade acadêmica da UnB, é o de potencializar a coleta seletiva, e assim, favorecer a categoria dos catadores, por meio de uma campanha em que se expressa o espírito natalino pra engordar o natal dos catadores.
Será dada, assim, visibilidade ao caráter social que envolve a coleta seletiva e que lhe confere a característica de solidária. Isso porque inclui e valoriza o papel das cooperativas de catadores de materiais recicláveis no processo de gestão dos resíduos sólidos.
Por isso mesmo a campanha chama a atenção para o papel socioambiental que desenvolve o segmento dos catadores e busca despertar a responsabilidade da comunidade acadêmica, como consumidores, de fortalecer o processo de gestão socioambiental na UnB.
São parceiros institucionais dessa ação a Vice-Reitoria (VRT), a Prefeitura do Campus(PRC), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e a Secretaria de Comunicação (SECOM), bem como a Associação dos Agentes Ecológicos da Vila Planalto ? AGEPLAN, entre outros. .
Serão instalados nas entradas do ICC - Instituto Central de Ciências (minhocão) norte e sul e na área de transbordo, localizada na prefeitura, postos de coletas ,com faixas sinalizadoras dos contêineres em que os lixos deverão ser depositados.
A iniciativa resulta de amplo conjunto de ações integradas, desenvolvido pelo GTRS há mais de três anos na Universidade, processo esse pautado em arranjos políticos e num plano de educação ambiental que visa além de sensibilizar, mobilizar, formar e integrar diferentes atores que constroem a gestão dos resíduos sólidos nos campi da UnB.. Assim, o apelo é para que todos da UnB participem e que doem o seu papel para o natal dos catadores.
Informações: Núcleo da Agenda Ambiental ? NAA-DEX - 3107-0320-2, agendaambienta@unb.br- www.naa.unb.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário